Identificar a potencialidade dos produtos disponíveis no estoque da empresa ajuda nas decisões que a gestão deve tomar para melhorar o desempenho comercial do negócio — a curva ABC é um sistema de análise eficiente nesse propósito.

Saber o que é a curva ABC é essencial para que a aplicação seja adequada e para que os dados extraídos representem a realidade da empresa.

Neste post, além de conhecer o conceito, você saberá porque deve usar a curva ABC para mensurar os resultados da sua empresa, de que forma o relatório pode ajudar no controle e quais são os seus benefícios.

O que é Curva ABC?

relatório de curva ABC é uma ferramenta que auxilia a identificar produtos que precisam de uma atenção especial, seja por necessidades de compra ou por lucro que cada item proporciona. Além disso, aponta quais são os clientes que mais e menos compram de sua empresa, o que pode ser de grande valia para estratégias comerciais.

A curva realiza cálculos que mostram a realidade, uma visão geral sobre o cenário de sua empresa. Com dados corretos, o gestor consegue ser mais estratégico e acertar em suas decisões

Carvalho (2002), afirma que “a curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.”

Funcionamento da curva

A curva não é difícil de compreender, se utilizados os dados corretos para gerar as informações que devem compor o relatório. Ela funciona exatamente de forma evolutiva para mostrar o impacto de clientes e produtos em sua operação.

Curva A
Uma quantidade reduzida de clientes ou produtos é a grande responsável por uma fatia robusta de faturamento, ou seja, 20% corresponde a 80% do faturamento — são os que exigem maior atenção da gestão do estoque.

Curva B
Nessa categoria 30% dos clientes ou produtos correspondem a 15% do total do faturamento, com nível médio de importância.

Curva C
Composta pelos últimos 5% do acumulado e 50% dos itens. Embora tenham um percentual elevado quantitativo, representam pouco das receitas da empresa e por isso estão no nível mais baixo de atenção.

 

Benefícios da Curva ABC para as empresas

Quando se tem a oportunidade de gerir o estoque e acompanhar as vendas por medições precisas de acordo com o realizado, os benefícios logo se tornam evidentes e presentes nos contextos mais importantes da empresa. Acompanhe.

Melhoria no processo de compras

Com a ciência dos itens de maior, médio e menor impacto nas vendas, as compras serão planejadas conforme o ciclo de saídas, considerando a demanda, o que faz reduzir os gastos com as compras desnecessárias e aumentar a lucratividade.

Entendimento das vendas

Se a empresa conhece mais a fundo o comportamento de compras do consumidor e entende suas necessidades, as chances de concretizar as vendas podem aumentar.

Diminuição de desperdícios

Se o seu estoque é enxuto e se baseia no consumo geral dos clientes, dificilmente haverá desperdício, uma vez que, com a ajuda da curva ABC será mais fácil reduzir os excessos e qualquer tipo de risco dentro da empresa — um controle maior do consumo para atender cada vez melhor às expectativas do cliente.

Conclusão

O relatório é uma potente base de análise do cenário de compras e estoque para ajudar a empresa a destinar os recursos à aquisição de itens que tenham boa saída.

A adoção de uma ferramenta como a curva ABC é um passo importante que dará suporte à tomada de decisão sobre os processos que envolverem as compras e o entendimento sobre o comportamento do consumidor para oferecer exatamente o que ele procura e precisa.

Gostou do relatório? Ele pode ser útil par a sua empresa? Então, entre em contato conosco e vamos conversar sobre ter um sistema de gestão completo para sua empresa.